BLOG
Informação de valor que gera resultado.
Estratégia de Compra
A compra do boi magro é considerada um fator de alta importância dentro do confinamento. As recentes altas da arroba, a baixa oferta de animais e o aumento nos custos da alimentação, influenciaram a alta dos preços do boi magro.
Ao avaliarmos a base de clientes GA, percebemos que em 2020 os valores negociados foram menores que em 2021, mas com grande variação durante o ano e dentro do próprio mês. Além disso, por possuírem informações de qualidade para analisar, conseguem realizar melhores negócios.
Sabemos que cada produtor possui um tipo de negociação com o seu fornecedor, variando de acordo com o volume de compra, formas de pagamento e seu próprio poder de barganha. No entanto, o pecuarista com uma gestão de alta maturidade tenta se antecipar frente às oscilações do mercado e às oportunidades.

Avaliação das arrobas produzidas

Você sabe dizer qual animal produz mais arrobas durante o confinamento? Além do preço do animal, devemos avaliar seu desempenho e o quanto isso retorna em lucro ao produtor.
Interpretando os gráficos acima, temos o peso de entrada do animal em kg correlacionado com outras variáveis, como quantidade de @ produzidas, eficiência biológica, ganho médio diário e lucro. Os pontos mais claros indicam animais mais pesados e os mais escuros, os mais leves.
Sabemos que animais mais jovens, que entram mais leves, têm melhor eficiência biológica no período confinado, maior ganho de peso e, consequentemente, entregam mais @, entretanto, não necessariamente são os animais mais lucrativos (confira no gráfico de @ produzidas acima).
No gráfico de lucro, podemos ver lucratividades altas e baixas em todos os cenários. Animais caros, baratos, mais leves ou mais pesados podem ter uma lucratividade interessante, porém o valor de compra continua sendo preponderante para que a margem de lucro do pecuarista não seja tão apertada.
O confinamento é uma atividade de risco e com margens enxutas, por isso o produtor deve estar antenado sobre o mercado para conseguir fazer uma compra em um valor justo, estar atento as oportunidades e traçar estratégias com seus fornecedores.
“Melhor animal é o que deixa o melhor resultado e não necessariamente o mais caro.” Marcelo Ribas (Diretor Executivo da Intergado)
Planejamento para Compra – Alta Maturidade na Gestão
Pontuamos preço do boi magro e as possibilidades do seu desempenho frente ao lucro. Agora abordaremos o planejamento para compra e quais práticas de gestão podem ser aplicadas.
Identificar características de cada fornecedor é um ponto muito importante nesse processo, mas para isso é necessário ter todos os contratos lançados de acordo com sua compra. O que vemos na prática é que 47% dos clientes adotam o contrato único, ou seja, todos os fornecedores são cadastrados a partir de um único contrato e perdem a referência da origem dos animais, valores de compra e seus respectivos resultados. Veja gráfico abaixo:

Eixo X – Nº de contratos. Eixo Y – Número de cabeças (Fonte GA e Intergado, 2021)
Com os fornecedores cadastrados corretamente é possível ter informações suficientes para avaliá-lo, como por exemplo, avaliar a consistência de suas entregas, identificar a origem de animais que são zootecnicamente melhores, calcular distância de transporte com o desempenho do animal, o que permite ter mais previsibilidade dos resultados em R$/@.
No próximo artigo dessa sequência sobre originação do boi magro, falaremos como qualificar seus fornecedores e quais as melhores estratégias de apartação. Para acessar mais conteúdos como este, não deixe de participar do Circuito Pecuária de Alta Performance.
Saiba mais em: Circuito Pecuária de Alta Performance
Conteúdo e Estudos:
Marcelo Ribas (CEO Intergado)
Veterinário, doutor em Zootecnia e responsável pela área de pesquisa e inovação da Intergado.
Paulo Marcelo (CEO da GA)
Zootecnista, mestre em Produção Animal e pioneiro na aplicação da ciência de dados na pecuária.
Análises:
Time de Estatísticos e Cientistas de Dados GA e Intergado
Produção do conteúdo:
Milena Marzocchi (Analista de Negócios da GA)
Zootecnista, mestre em produção animal sustentável, especialista em marketing.